quinta-feira, 30 de dezembro de 2010
sábado, 18 de dezembro de 2010
Sete Cordas, por Raphael & Amélia Rabello
Nelson Cavaquinho - MPB Especial - 5a parte
que caia sobre mim (Nelson Cavaquinho, Armando Reis) - Mestre Marçal
ando sofrendo (Alcebíades Barcelos, Roberto Martins) - Mestre Marçal
domingo, 24 de outubro de 2010
13ª Festa de emancipação política de marataízes
Super animado o evento vespertino que contou com nossa participação no Município de Marataízes.Uma ventaca de todo tamanho ameaçou nos carregar e também o público simpatisíssimo, e naquela altura do evento já bastante efusivo estimulado pelos efluvios etílicos. Valeu galera.Estamos dividindo o cartaz com os" calcinha preta". Sempre dispostos a parcerias tão perfumadas.
segunda-feira, 18 de outubro de 2010
terça-feira, 12 de outubro de 2010
sexta-feira, 8 de outubro de 2010
Apresentações em Domingos martins e Matilde
Amigos ,convidamos à todos que estiverem curtindo o feriado prolongado na região serrana capixaba a assistirem nossas apresentações em Domingos Martins e Alfredo Chaves( Matilde ). Elas acontecerão nos dias 08/10 às 21:00 hs no Agrotur Center em Domingos Martins e no dia 09/10 no Matilde Esporte Clube às 21:00 hs .
quarta-feira, 6 de outubro de 2010
Nelson Gonçalves e o Grupo Capixaba Zé Maria
Zémaria: Música eletrônica versátil
Não há dúvida de que José e Maria são os nomes brasileiros mais comuns. Também não há a mínima dúvida de que eles sugerem humildade e resignação. São nomes que parecem pedir um complemento para soarem mais fortes, imponentes. Zémaria, disco de estréia da banda homônima, contrasta radicalmente com as características sugeridas pelas alcunhas dos pais de Jesus Cristo. O álbum é contemporâneo, sofisticado, globalizado. É música eletrônica versátil, que serve tanto para dançar quanto para ouvir em momentos de distração.
Os arranjos modernos, ricos em texturas psicodélicas, destoam do laconismo das letras, que muitas vezes surgem como meros acessórios ao som do grupo. Os 22 caracteres que compõem os versos de “Alegria”, primeira música do disco, deixam claro que a intenção da banda é comunicar por meio dos timbres sintéticos, oferecendo, dessa forma, múltiplas possibilidades interpretativas ao público.
Isso não quer dizer que o disco seja repleto de canções maçantes, tipo bate-estaca. Zémaria é eletrônico, mas não é um disco produzido exclusivamente
“Mariola”, por causa de sua letra, também tem ares de road-song: “eu fui a Nova Almeida mas não sei voltar de lá, minha casa ficou na lembrança, minha casa é todo lugar”. Diferente de “Jardim Camburi”, “Mariola” é mais selvagem, incorporando batidas tribais e guitarras distorcidas.
A música seguinte, AM, chama a atenção pelo formato pop, enquanto “Tá tudo esquematizado” mistura guitarra surf music, BPMs aceleradas e samples de tambores de congo.
Os momentos mais viajantes ficam por conta de “Vermelha” (essa tem até videoclipe), “Há de estar” e “Um som na sala”, cuja letra cita a proposta do Zémaria: “uma nota, um loop, não é nada demais (…) ouça o sol rachar, quem me dera samplear a cor do som, só um dia”.
O disco atinge o clímax na última faixa, “Prece muda”. Com aproximadamente 10 minutos de duração, começa arrastada e depois ganha fôlego com os samples da bateria da escola de samba Unidos de Jucutuquara.
sexta-feira, 10 de setembro de 2010
Le mot (a palavra) "CHORO" (sous-titres en français)
domingo, 5 de setembro de 2010
CARNE DE GATO em Aix-en-Provence
quinta-feira, 2 de setembro de 2010
carne de gato em l`espirito poitou.mov
segunda-feira, 9 de agosto de 2010
Circulação Cultural 2010 - Fotos
Abrilhantando a noite cultural, o escritor Gilberto Pagani foi convidado a declamar uma poesia alusiva à cidade de Iúna. A produção do gênero em terras capixabas conta com a tradição de compositores como Maurício de Oliveira, Sergio Sampaio e Raul Sampaio, já consagrados, e inúmeros outros que ainda não foram devidamente reconhecidos, posto que esse estilo caminha timidamente quanto à consagração popular. Foi dado grande destaque ao artista já falecido, Ailton Paulo, extraordinário compositor com um vasto repertório de músicas inéditas, e também artistas como Sérgio Álvares, Nelson Gonçalves, Elias Borges, Alexandre Araújo e outros de grande melodia e qualidade.Para os que comparecerem ao evento, o Secretário Urbaninho deixa um aviso: a Casa da Cultura está passando por novos arranjos, como a descida do Museu Histórico para o primeiro piso, possibilitando assim o acesso às pessoas idosas. A reinauguração do Museu está prevista para outubro, fazendo parte das comemorações dos 120 anos de emancipação política do município, dentre outras atrações.
Prefeitura Municipal de Santa Leopoldina
Projeto Cultural trará o som do chorinho a Santa Leopoldina
O grupo Carne de Gato se apresentará na próxima sexta, 6, na Escadaria Jair Amorim
domingo, 8 de agosto de 2010
Carne de gato - Quero chorar não tenho lágrimas
Este foi o nome escolhido ,não temos lágrimas ...nem tanto muitas vêzes no transcorrer de nossas andanças por aí afora as lágrimas nos transbordam o peito ,entretanto na qualidade de músicos e de músicos de choro transmutamos estas lágrimas em sons. Muito gratificante rodar pelo interior do nosso amado estado do Espirito Santo e santificados nos sentimos por aportar em cidade lindas , de um povo hospitaleiro e cordial.Nossas mais calorosas vibrações aos novos e velhos amigos. Especialmente a Iúna , Alegre ,Santa Leopoldina e Santa Tereza que tivemos o privilégio de tocar e sermos extremamente bem recebidos.Obrigado é muito pouco!!!!
Circulação cultural 2010 - Iuna ,Alegre , Santa Leopoldina e Santa Tereza
segunda-feira, 19 de julho de 2010
domingo, 18 de julho de 2010
Carne de Gato - Faesa 2006
segunda-feira, 12 de julho de 2010
Quem não chora não mama 2009 -FENOVA
quarta-feira, 7 de julho de 2010
E vamo que vamo!!!!
sábado, 3 de abril de 2010
NOVO FESTIVAL
FESTIVAL 2010- L ´Espírito Provence I Edição
Como resultado do projeto ESPIRITO MUNDO, foi firmada uma nova parceria para realizarmos entre 01 e 07 de Setembro, o L Espírito Provence na cidade de Aix-en-Provence, França por meio da Associação Portulan, criada em 1998, que tem como objetivo a relação entre os países de língua portuguesa, em especial Portugal, Brasil, Angola, Cabo Verde, Guiné Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor Oriental.
A programação está em fase de negociação, mas a relação já foi formalizada por meio de uma carta convite entre as partes.
Postado por ESPÍRITO MUNDO às 11:45
PROGRAMAÇÃO E ARTISTAS 2010
15 A 23 DE AGOSTO DE 2010
Domingo – 15 de agosto
19h00 - Concerto Anderson Ventura (BR) - Plan d’Eau du Lambon
Segunda-feira – 16 de agosto
19h00 - Concerto Alexandre Lima & Radio Experienza (BR) - Verines sous Celles
Terça-feira – 17 de agosto
14h-17h - Oficina de Percussão - Parc de l’Abbaye, Celles Sur Belle
18h30 – 18h 45 - Cia Enki de Dança - Ácqua: Oannes - Montigné
19h- Concerto Carne de Gato (BR) - Montigné
Quarta-feira – 18 de agosto
14h-17h - Oficina de Batucada (FR) - Parc de l’Abbaye, Celles Sur Belle
16h30 - Parcours poético e descoberta da Vila de Celles sur Belle
19h30 - Concerto Dorka Nunes (BR) - Le Lambon
Quinta-feira – 19 de agosto
14h-17h - Oficina de Percussão - Parc de l’Abbaye, Celles Sur Belle
19h00 - Apero-concert - Cloitre de l’Abbaye, Celles sur Belle
Mona & Lola (FR)
Anderson Ventura (BR)
Cia Enki de Dança - Ácqua: Amma
Quartet Cellois (FR)
Projeções
Herança Negra – Acoustique (BR)
Projeção de vídeo clipes capixabas
22h30 - Parcours poético e descoberta da Vila de Celles sur Belle
Sexta-feira – 20 de agosto
14h-17h - Oficina de Percussão - Parc de l’Abbaye, Celles Sur Belle
16h30 - Parcours poético e descoberta da Vila de Celles sur Belle
18h30 – 20h – Concerto acústico - Catedral de Celles sur Belle
Música de Concerto do Brasil Imperial – FAMES
20h - Batucada Celloise (FR)
21h - Concerto - Place de l’Eglise
Hocine BEN – Slam (FR)
Carne de Gato (BR)
22h – 22h15
Cia Enki de Dança - Ácqua: Fluxus (BR)
Dorka Nunes (BR)
Projeção de vídeo clipes capixabas
Sábado – 21 de agosto
14h-17h - Oficina de Batucada - Parque da Abadia Real, Celles
16h30 - Parcours poético e descoberta da Vila de Celles sur Belle
21h – 2h- Concert - Place de l’Eglise
Hocine BEN – Slam (FR)
Présentation de la Batucada Celloise (FR)
Cia Enki de Dança - Ácqua: Virgens Negras (BR)
Herança Negra (BR)
Alex Lima & Radio Experienza (BR)
Babel – Criação franco brasileira (BR/FR)
Mukeka di Rato (BR)– Convida para uma JAM SESSION
Projeção de vídeo clipes capixabas
Domingo – 22 de agosto
18h PIQUE NIQUE - Parque da Abadia Real
Encerramento com todos os artistas, produtores e colaboradores.
15 a 22 de Agosto de 2010
Exposição de figurinos e fotografias Enki de Dança: Hall da Abadia Real
Postado por ESPÍRITO MUNDO às 07:27 0 comentários
O Festival possui a legitimidade de um projeto autônomo. Ele é motivado por um histórico cultural e por uma relação promissora com uma região da França chamada Poitou Charentes. O evento acontece em uma cidade respeitada mundialmente por seus valores culturais e em especial por seu patrimônio material histórico. A imagem do Espírito Santo e a força de nossa cultura hoje é prestigiada por políticos locais que vão desde o prefeito da pequena e expressiva Celles Sur Belle até à presidente da região de Poitou, a não menos expressiva Ségolène Royal, quase presidente da França, que foi em 2005 através da Associação LA RONDE DES JURONS uma grande apoiadora desse movimento que resultou em um circuito na comunidade por 2 meses a banda capixaba Mahnimal, com oficinas e apresentações artisitcas levando a todos a cultura do Estado do Espírito Santo. O nome do Festival é, portanto a junção dos nomes Espírito Santo com Poitou Charentes, como de imediato deve pretender.
Ele é implementado pela sociedade civil organizada, inserida na cadeia produtiva local, como fomentadora de novas oportunidades que dêem ao Estado, não só visibilidade, mas a inserção artística em mercados exigentes. Entendemos que se trata de um processo natural e em total sintonia com a atual política cultural nacional e o Programa de Desenvolvimento da Cultura do ES que prevê a formação e o fortalecimento do empreendedorismo nesse segmento, por meio de projetos continuados. Os principais aspectos desse projeto são a movimentação cultural do cenário local, a inserção dos artistas numa rota internacional e a potencialização de novos espaços para otimizar a tournée. Viabiliza intercâmbios qualificados, estimulando a capacitação dos artistas e a ampliação do conhecimento no contato com novas culturas, de elevados padrões culturais e artísticos.
Postado por ESPÍRITO MUNDO às 07:24
2010
Festival L´Espirito Poitou 2010
objetivos
Desenvolver e criar sustentabilidade ao festival e consolidar a relação na região a fim de se
firmar no calendário oficial da “Terra dos Festivais.”
Ampliar a abertura de mercado cultural e artístico para a exportação e o fortalecimento da
economia da cultura local.
Valorização dos artistas capixabas e o fortalecimento de sua imagem em âmbito local,
nacional e internacional.
Fortalecer o intercâmbio e o desenvolvimento artístico e cultural entre a França e o Brasil,
em especial entre Poitou Charentes e o Espírito Santo.
Implementar um irmanamento entre a cidade de Celles sur Belle e uma cidade do Espírito
Santo para trocas de experiências culturais e turístico-culturais, cujo interesse já foi
oficializado pelo prefeito da cidade.
Estimular a qualidade artística possível por meio da troca de experiência com mercados mais
maduros culturalmente.
Fundamentar um projeto de exportação da cultura capixaba de forma a tornar-se referência
em fomento e formação de platéia.
Postado por ESPÍRITO MUNDO às 07:22
sábado, 6 de março de 2010
matérias EM MOVIMENTO 2008 e 2009
http://www.youtube.com/watch?v=nrvlZicaIMQ
http://www.youtube.com/watch?v=FcaFCuxhPgI
http://www.youtube.com/watch?v=nrvlZicaIMQ
http://www.youtube.com/watch?v=nrvlZicaIMQ
Postado por ESPÍRITO MUNDO às 16:27 0 comentários
domingo, 4 de outubro de 2009
Instituto Quorum
Realizador Brasil
segunda-feira, 17 de maio de 2010
Centenário do Grande Claudionor Cruz ( Texto extraido do Blog de Marcelo Fortuna)
Claudionor Cruz
Por volta de 1987, como estudioso do Choro escutava sem parar todos os discos que encontrava. Um destes discos (o 1º do Conjunto Galo Preto) tinha um Choro chamado “O dia do Preto Velho”, de Claudionor Cruz, em que o Mestre empunhava com competência o seu Violão Tenor.
Foi por acaso que conheci pessoalmente Claudionor Cruz. Estava falando sobre o Choro com um amigo quando uma pessoa que ouvia a conversa me perguntou se eu conhecia o “Maestro” Claudionor Cruz. Para encurtar a conversa através desta pessoa consegui o contato dele e imediatamente agendei um encontro em sua casa, em Pilares, Zona Norte do Rio de Janeiro.
Para esta empreitada contei com o valoroso apoio de um Amigo, o Alexandre Nunes, Músico e estudante de Musicoterapia no Conservatório Brasileiro de Música, e que dividia comigo a primeira formação da Orquestra de Cordas Brasileiras, tocando Bandolim.
Eu e Alexandre íamos à Praça Tiradentes pegar o ônibus que nos levaria à Pilares. Chegando lá, subíamos uma ladeira íngreme que nos levaria à casa do Mestre. Uma placa na porta indicava que havíamos encontrado o destino: “Claudionor Cruz – Residência”.
Tocamos a campainha, entramos, e lá estava o Mestre, rodeado de gente e com a casa cheia de instrumentos musicais.
Eu e o Alexandre tínhamos a ideia de fazer uma biografia do Mestre. Levamos um gravador e registramos não só depoimentos de Claudionor Cruz como interpretações de Choros ainda inéditos.
Para mim era algo inacreditável. Eu, com 22 anos, acompanhando o Mestre Claudionor Cruz ao Violão... Tentei reproduzir estes encontros Musicais no meu CD Guitar Works, na faixa “Compadre Luiz – De volta ao Rio”, em que reproduzo o fraseado do Mestre no Violão de cordas de aço.
Estas duas cassetes infelizmente foram extraviadas, mas consegui transcrever para a Partitura algumas Obras interpretadas pelo Mestre. Algumas destas Partituras estão disponibilizadas no meu Site para Download .
Apresentei uma delas ao Afonso Machado, do Galo Preto, que foi registrada no 3º Disco do Conjunto. Esta Música se chama “Este Choro é meu pranto” e conta com um belíssimo arranjo de Luiz Otávio Braga.
Organizamos uma Palestra no Conservatório Brasileiro de Música. A ideia era mostrar aos estudantes esse documento vivo da Música Brasileira. Claudionor Cruz contou muitas Histórias e interpretou vários Temas de sua autoria. ”.
Nesta Palestra Claudionor Cruz estava acompanhado por Marise, uma Cantora que fazia parte do regional “As Brasileirinhas” criado por ele na década de 70. No final tive o privilégio de tocar junto com o Mestre o Choro “O dia do Preto Velho
Eu e o Alexandre estivemos no seu aniversário. Levávamos nas mãos todo o catálogo de partituras copiadas na biblioteca Nacional.
Por solicitação do próprio Claudionor Cruz entregamos todo este material à uma “pesquisadora” que estava presente na sua Festa de aniversário. Este material nunca mais apareceu...
Ao Mestre Claudionor Cruz o meu muito obrigado. Fica a lembrança daqueles memoráveis Saraus em Pilares, onde, entre Música e Histórias, eu aprendia sobre a vida.